21.5.12

GRAVURA, POR QUE GRAVURA?

Hoje inicio aqui um "novo" espaço, "GRAVURA, POR QUE GRAVURA?".
Serão depoimentos de colegas amigos gravadores contando-nos um pouco de sua trajetória e sua poética nesta arte milenar e apaixonante.


Os amigos gravadores que se interessarem em mais este canal de divulgação da Gravura e quiserem postar seu depoimento ou mesmo suas próximas exposições, enviem material para meu e-mail, mirandart@gmail.com

GRAVURA, POR QUE GRAVURA?
com JOSÉ GUYER SALLES.


GRAVURA, POR QUE GRAVURA?

Por que gravura? A pergunta vale para “por que pintura a óleo, aquarela ou outro médium qualquer”. O artista elege, para conduzir suas pesquisas visuais, a técnica que mais se adapte, no momento que está vivendo aos resultados pretendidos. Se os resultados forem diferentes do que imaginara, tanto melhor. A gravura contém em si um desafio: o material de que é feita a matriz difere muito do qual ela será impressa. Do metal (madeira, acetato, etc.) passamos ao papel, que exige conhecimento e amor: qual o que dará melhor resultado, como deve ser tratado, etc.
Enfim, é um universo em que o artista penetra, de início com curiosidade, depois com paixão.


QUEM FORAM SEUS MESTRES, ONDE ESTUDOU? CONTE SUA TRAJETÓRIA.


Marcello Grassmmann, em primeiro lugar. Depois no Pratt Graphics Center em Nova Iorque que frequentei primeiro como aluno e depois como instrutor. Em 1975 trouxe para o Brasil uma prensa “Charles Brandt” que influenciou bastante as novas prensas fabricadas aqui. Fundei a Oficina de Gravura 76, que formou alguns gravadores, mas que fechou em 77 com minha volta a Nova Iorque. Em 1985 voltei definitivamente ao Brasil.

FALE UM POUCO DE SUA TÉCNICA.

Como técnica uso a água-tinta e água forte, ou o “spit-bite” ou “morsura a cuspe”, ou ainda “lavis”. Gosto da cor na gravura, então ou faço uma impressão “à lapoupée” ou trabalho com várias matrizes superpostas. Ultimamente tenho usado uma combinação de ponta seca e “lavis”. Já trabalhei com técnica fotográfica e colagravura .


O QUE PENSAS DA GRAVURA HOJE?


O Rio Estampa e agora o SP Estampa revelou que a gravura hoje em dia vai muito bem, obrigada, muitos artistas jovens estão buscando novas formas de expressão através dessa técnica milenar.


Guyer em seu ateliê

Moro em Itapecerica da Serra, SP, e trabalho em meu atelier em casa. Minhas gravuras, faço no Aquaforte Atelier , São Paulo, que compartilho com Angelita Cardoso, César Augusto Nogueira e Christian Von Almen.
Nasci em São Paulo, SP, 1942, aprendi gravura na extinta NUGRASP e na FAAP. Fui com bolsa de estudos para o Pratt Graphics Center em Nova Iorque. Participei entre outras da Goddard-Riverside Printmakers (exposição realizada em colaboração com o Metropolitan Museum of Art e o American Museum of Natural History) em 1973, Young Artists 75-patrocinada pela Unesco, New Mexico Print Exhibit 1974, Panorama da Arte Brasileira no Mam em SP (1984), no mesmo ano fui incluído no livro "A Gravura Brasileira "de Jacob Klintowitz, 6 gravadores na Galeria Arte Movimento (1985), coletiva na Associated American Artists em Nova Iorque (1986), Projeto Metrô-Sé -"Gravura uma Arte a ser descoberta", Dez artistas selecionados nos Estados Unidos , em sistema rotativo, por um ano, no Knox-Allbright Museum em Buffalo-NY (1988). Essas foram as exposições mais importantes das quais participei como gravador. Realizei várias outras com pintor e aquarelista, mas creio que não vem ao caso.


Contato com o artista: guyersalles@yahoo.com.br

Algumas gravuras

Onda - gravura em metal impressão a la poupée - 40x60cm


Palmas - gravura em metal com 3 matrizes - 40x60cm


Abstrato III - Gravura em metal  e monotipia - 60x40cm

Um comentário:

luciana martins de camargo disse...

José Guyer Salles...um mestre por mérito próprio...incrível ver como ele passa de uma técnica a outra...de um suporte a outro...permanecendo brilhante na concepção e na realização da obra...a cor, o traço e os suportes...quais sejam...deixam-se escravizar de boa vontade por suas mãos...e tornam-se objetos de beleza ímpar...assim, ele cumpre o destino do grande artista que é o de emocionar sem precisar das palavras...flawless..