12.5.12

Mapa de Influências

Fiz esta xilogravura exclusivamente para o projeto Mapa de Influências.

Exposição de gravuras “Mapa de Influências” é aberta em São Paulo.
Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais apresenta o trabalho de artistas de quatro cidades do Brasil.
A exposição “Mapa de Influências” reúne trabalhos de 169 artistas de três regiões do país: Sul, Sudeste e Nordeste. A mostra, inaugurada no dia 5, fica em cartaz até 31 de maio, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, Bom Retiro – São Paulo (SP). O projeto, das artistas Maura de Andrade e Maria Pinto, foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, que está em sua 8ª edição. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, das 10h às 17h30, com entrada gratuita.


Seguindo influências dos artistas Oswald Goelde, Lívio Abramo, Lasar Segall e Axl Leskoschek, a proposta do programa é mostrar a diversidade na linguagem gráfica e resgatar a memória da gravura brasileira, ressaltando sua importância histórica. Segundo as autoras do projeto, a gravura brasileira tem características particulares de acordo com a região em que é produzida, pois é uma forma de expressão muito ligada à história, tradição e atmosfera local. A multiplicidade sempre foi aliada na divulgação de imagens e informação sem discriminação. “Quando elegemos Goelde, Lívio, Segall e Leskoschek, percebemos que há uma característica semelhante entre eles, pois todos tiveram uma influência européia no aprendizado e a produção surge em um período de guerra, pós-guerra e revoluções, com muitos refugiados espalhados pelo mundo”. E acrescentam: “Artistas do sul e sudeste do Brasil vão retratar a vida do proletariado e um realismo social. No nordeste brasileiro, utilizam-se dos elementos fantásticos, como caboclos, santos, anjos, monstros, diabos e bichos para narrar a vida do povo.”

Os próximos encontros acontecerão nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Nenhum comentário: