23.9.12

CAIXA CULTURAL RIO EXPÕE GOELDI E DOSTOIÉVSKI

Gravuras de Goeldi ilustram o universo da literatura de Dostoiévski


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 25 de setembro a 18 de novembro, a exposição Goeldi e Dostoiévski, que reúne 94 ilustrações de Oswaldo Goeldi produzidas para quatro livros do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Além das gravuras, a mostra exibirá livros originais e interferências tecnológicas com aplicativos criados especialmente para esta exposição, e que podem ser baixados para celulares e tablets, com informações detalhadas sobre o escritor e o artista.

As 94 obras de Oswaldo Goeldi ilustraram os livros Humilhados e ofendidos, Memórias do subsolo, O idiota e Recordações da casa dos mortos, de Dostoiévski, a pedido da editora José Olympio, entre os anos de 1944 e 1953. As ilustrações são consideradas uma contribuição importante para a iconografia do escritor russo. Nelas, Goeldi soube capturar e sublinhar a essência de cada romance e, com traços sucintos, retratar o cotidiano dos personagens descritos. As obras de Dostoiévski ilustradas por Goeldi foram publicadas apenas na Rússia.

Oswaldo Goeldi conseguiu expressar a relação peculiar entre suas ilustrações e o texto do autor russo. Muitos críticos já apontaram para o fato de que Dostoiévski capta a psique humana em seus momentos de crise, e é nisso que Goeldi nos proporciona com seus desenhos predominantes densos e soturnos. Seu mundo branco e preto se funde com a visão dostoievskiana do homem vivendo no submundo e no ápice da tortura, explica a curadora Lani Goeldi.

A exposição contará também com uma criação cenográfica nas paredes da galeria, com interferências pictóricas do artista plástico muralista Jefferzion, que complementará o cenário com uma obra representativa do tempo dos czares russos. Artista autodidata e com 18 anos de carreira, Jefferzion constrói, em seus trabalhos de grandes dimensões, o espaço, a perspectiva e a profundidade dentro de sua pintura. O objetivo principal é iludir os olhos do espectador a fim de proporcionar sensações inusitadas como o tridimensionalismo. Suas obras também ganharam espaço dentro do segmento da arquitetura moderna e da decoração contemporânea.

ABERTURA DIA 24 SETEMBRO - 2ª FEIRA ÀS 19:30

Ficha técnica
Curadoria: Lani Goeldi
Realização: Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi
Produção: Cult Art Comunicação
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Serviço: Exposição Goeldi e Dostoiévski
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25 - Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Telefone: (21)3980-3815
Visitação: de 25 de setembro a 18 de novembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação: Livre
Programa educativo: agendamento.rio@gentearteira.com
Agendamento para o Programa educativo: (21)3980-4898

Nenhum comentário: