27.9.12

Goeldi na coleção da Pinacoteca de São Paulo


A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura apresenta, na Estação Pinacoteca, a exposição Goeldi na coleção da Pinacoteca de São Paulo com 56 gravuras realizadas entre 1924 e 1960 e que foram incorporadas ao acervo do museu por meio de aquisições e doações, entre 1976 e 2011. Oswaldo Goeldi (Rio de Janeiro, RJ, 1895-1961) é um dos mais destacados artistas brasileiros do século XX, cujas obras são referência no âmbito da gravura moderna brasileira. Esta exposição acontece no Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin um espaço dedicado à gravura na Estação Pinacoteca. Com curadoria de Carlos Martins, da equipe de curadores do museu.


Disposta em ordem cronológica, a exposição apresenta trabalhos realizados a partir de 1924, quando o artista estabelece uma relação estreita com a produção de gravuras e já seleciona temas que se desdobrariam por quatro décadas. Aspectos desolados da cidade, ruas estreitas da periferia, casario suburbano, cenas de noite e solidão fazem parte do repertório da artista desde o inicio, assim como a infelicidade de pessoas marginalizadas pela sociedade, prostitutas e ladrões e de seres da noite. O mar e os pescadores, num segundo momento, atrairiam sua atenção. Esses temas podem ser vistos nas obras Pescadores, c. 1950, Urubus, c. 1925, Três Mulheres, 1945, Vida noturna, 1935, entre outros.




A mostra tem o objetivo de contextualizar o conjunto de 56 gravuras na produção do artista.

Sabe-se que Goeldi começou a gravar em 1924, seguindo a orientação do amigo Ricardo Bampi (1896-1965), que havia estudado na Bauhaus (escola de design e arquitetura com sede em Dessau, Alemanha, de 1919 a 1933), e na ocasião morava em Niterói. Com ele teria tido noções básicas sobre a preparação da madeira como matriz de gravuras, assim como o manuseio de goivas e os procedimentos para a impressão da imagem gravada. A partir de então trabalha incessantemente, e seu legado é um número incontável de desenhos e xilogravuras, sendo que muitos deles foram usados como ilustração de livros e periódicos. “A recente incorporação ao acervo da Pinacoteca de São Paulo de obras de Oswaldo Goeldi foi uma importante contribuição para a sua coleção de gravuras.

Na sequência, deu-se inicio a um cuidadoso trabalho de classificação dessas obras, com o intuito de proceder a uma datação, a mais acurada possível”, afirma Carlos Martins, curador da mostra.

Goeldi na coleção da Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo - São Paulo (São Paulo)
Praça da Luz, 02 - Luz
tel: 11 3324-1000
Este evento vai do dia 29/09/2012 ao dia 24/02/2013, mas apenas Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Preço: Gratuito

Nenhum comentário: