21.10.12

Xilos de Márcio Pannunzio na Caixa SP.


Exposição de Márcio Pannunzio
apresenta diversas técnicas de gravuras

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta até 2 de dezembro, a mostra “Márcio Pannunzio – Xilogravuras, com imagens criadas pela técnica da xilografia de topo, técnica essa que exige grande concentração do artista. O catálogo será lançado no mesmo local, no dia 17 de novembro, às 11h. A exposição possui entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

As pequenas xilogravuras de Pannunzio incorporam temáticas incômodas e impactantes, exploradas em formatos preciosistas, delicados e repletos de detalhes, exigindo do observador uma postura atenta e paciente.
Complementando a mostra, também serão exibidas gravuras em relevo de maiores dimensões usando, como matrizes, materiais sintéticos, gravuras calcográficas, monotipias, desenhos e digigrafias, que possibilitam ao visitante uma imersão nas principais técnicas de produção gráfica, e no universo plástico intrincado e perturbador de Márcio Pannunzio.

A arte de Pannunzio é eminentemente crítica. Segundo o curador, Paulo Klein, os jogos de poder, o assédio, a promiscuidade e a banalização sexual, são motes recorrentes no fabulário de Pannunzio. “Em seus labirintos, que refletem a banda podre dos meandros sociais, parece não haver lugar para vacilo, piedade ou para atos gentis, muito menos doçuras ao pé do ouvido. Suas imagens corrosivas desnudam o homem contemporâneo de forma crua e impiedosa”, explica Klein.



Sobre a técnica:

Na xilografia de topo, a matriz é obtida a partir do corte transversal da árvore, fatiada em discos. Deles, são extraídos tacos sem trincas. A gravação é feita com goivas e buril – instrumento comum à joalheria. Devido à densidade das fibras, consegue-se gravar com linhas muito finas e texturas complexas, impossíveis de se reproduzir na madeira de fio.




Sobre o artista:

Márcio Pannunzio é ganhador de diversos prêmios internacionais, entre eles, da XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça); da Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá); e do 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha). No Brasil, foi premiado em 37 ocasiões, entre elas, no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea; no 50º Salão Paranaense; e na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e figurou entre os vencedores dos editais ProAc de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011. Realizou vinte e seis individuais, cinco delas no exterior.





Serviço:
Exposição Individual “Márcio Pannunzio – Xilogravuras”
Visitação: de 29 de setembro a 9 de dezembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Nenhum comentário: