6.2.13

Fotos da exposição "Viva a Gravura" - Museu de Arte de Goiânia - MAG

Fica até 17 de fevereiro minha exposição "VIVA A GRAVURA" no Museu de Arte de Goiânia - MAG.
É um pequeno panorarma de minha trajetória de 33 anos de xilogravura, numa seleção das obras mais representativas de 1981 a 2012, totalizando 132 gravuras entre xilos e linóleos.

Esta exposição já passou pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu/ PR. e Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) em Campo Grande.

Algumas fotos feitas pelo nosso amigo e também gravador José César Teatini Clímaco e também pelo MAG, as quais publico para apreciação.

 



Texto de apresentação de Manoela dos Anjos Afonso:

Estas paredes contêm tempo. Você pode senti-lo? Perambule, ajuste o foco, passe os olhos lentamente pelos trinta anos expostos nesta sala.
Inspire.
Você consegue sentir os cheiros? Tinta gráfica à base de óleo e também à base d’água. Madeiras cuidadosamente lixadas e linóleos cortados a contento. Pasta de cebola no pão e cerveja sem colarinho no copo americano. Papel japonês e folhas de jornal. Talco, cola e querosene.
Expire.
Que murmúrio é esse? Você consegue ouvir? São estórias de mulheres e homens na intimidade do lar ou na lida, no forró ou na birita. Vida! A cidade em pedaços e seus monstros. Os amores e os bichos. Os ex libris cochicham de dentro dos livros. Santos, mitos e orixás nos saúdam. Okê arô! Okê odé! Odoiá!
Respire.
Você viu quantos cortes estão à mostra? São liberdades e solidões de artista talhadas na madeira desde a juventude. Persistências impressas. Sonhos multiplicados. Sementes lançadas aos bons ventos há três décadas. Viva!
Este conjunto de obras compõe um retrato multifacetado do artista carioca André de Miranda. Nesta exposição podemos apreciar um mundo gráfico com trinta anos de idade narrado pela ponta da goiva, burilado pela experiência e revelado em impressões precisas. Desde os anos setenta André se dedica integralmente à criação, produção, pesquisa e divulgação da gravura. Esta exposição celebra o percurso de um artista apaixonado pelas artes gráficas, competente em seu ofício e semeador generoso deste saber.
Deixar incisões no mundo é um dos desejos não apenas do gravador, mas de todo ser humano. Estas xilogravuras tornam visível a marca que vem sendo construída por este artista no tempo dia após dia, paciente e amorosamente.

Manoela dos Anjos Afonso
Novembro/2012

(Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2000) e pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte pela mesma instituição (2003). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2008) com projeto em gravura na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação. Professora Assistente da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás - área de concentração: desenho. Produção artística concentrada na área das artes gráficas, experimentações em vídeo, comunicação em rede, arte postal e relacional. Maoela hoje vive e trabalha em Londres - Inglaterra)



Serviço Exposição:
VIVA A GRAVURA – xilogravuras de André de Miranda
Abertura: 16 de janeiro de 2013 às 20h
até 17 de fevereiro de 2013.
MAG – Museu de Arte de Goiânia – Goiás.
Rua 1, nº 605 – Bosque dos Buritis
Setor Oeste – Goiânia – Goiás - CEP 74115-040
Telefone para agendamento de grupos para visitação: 62- 3524 1189
Horário de visitação: De 3ª à 6ª feiras das 09h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10 às 17h
Entrada gratuita



2 comentários:

Biahsampaio disse...

Gostaria de ver!!! Gostei MUITO do texto de apresentação... mesmo!
abraço biah

Aine Scannell disse...

Andre
what a wonderful celebration of your art - I wish I could have seen the exhibition !!!
Was a catalogue book created for the exhibition ?

I would like to make a suggestion. Please will you go to the dashboard of your blogspot website. Look for layout section.
Then go to "add a gadget"
In there you will see "follow by email"
If you do this then please let me know.
aine@ainescannell.com

If you do this I will be able to keep in touch with you and your activities on your blog.

very best wishes

Aine
printmaker in Scotland United Kingdom

google translation:
Andre
o que uma celebração maravilhosa de sua arte - Eu gostaria de ter visto a exposição!
Foi um livro catálogo criado para a exposição?

Gostaria de fazer uma sugestão. Por favor, você vai para o painel do seu site blogspot. Procure seção de layout.
Em seguida, vá em "adicionar um gadget"
De lá você vai ver "seguir por e-mail"
Se você fizer isso, então por favor me avise.
aine@ainescannell.com

Se você fizer isso eu vou ser capaz de manter contato com você e suas atividades em seu blog.

melhores desejos

Aine
printmaker na Escócia Reino Unido